Projeto Mananciais

Desenvolver uma ferramenta (e futuramente uma plataforma) que auxilie prefeituras na conservação da água no seu município a partir de um esquema de pagamento por serviços ambientais (PSA) com os produtores rurais. O objetivo do projeto é garantir às cidades melhor segurança e resiliência hídrica. O Projeto Mananciais já teve sua primeira parte elaborada dentro do Programa USP Municípios (parceria entre a Universidade de São Paulo e o Santander Universidades), tendo sido um dos projeto contemplados e apoiados financeiramente ao longo do último ano. Nós desenvolvemos uma metodologia de geoprocessamento para identificar as áreas prioritárias para a conservação de água e elaboramos um modelo de recomendação de boas práticas de produção agropecuária associadas a essas áreas para garantir uma melhor qualidade d'água. Agora buscamos trazer isso efetivamente junta a prefeituras, com intuito de auxilia-las na adequação de bacias hidrográficas e conectá-las aos produtores rurais.
Problema que resuelve su propuesta
Nossa projeto está fundamentado diretamente na problemática da água, mas acaba englobando diversos aspectos pela nossa linha de atuação. Dados apontam que 2/3 da população mundial sofre com a escassez da água em algum período do ano, portanto um grupo bem abrangente de pessoas acaba sendo afetado por isso. Nossa projeto busca implementar um piloto em alguma cidade das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari, Jundiaí) para futuramente abranger outras cidades. O problema se origina nas bacias hidrográfica (áreas de mananciais), onde práticas de produção acabam poluindo a água. Isso leva a um alto custo no tratamento da água, uma oferta de água de pior qualidade e com intermitência. O impacto econômico, social e ambiental ocorrem indiscriminadamente nesse modelo atual de produção. É um problema que precisa ser resolvido pois todos precisamos de água de qualidade para nossas atividades cotidianas, para manter nossa saúde, etc. Nossa proposta atinge os ODS: 2, 3, 6, 8, 9, 11, 12, 13, 15 e 17.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
1) Áreas de mananciais mais conservadas (maior cobertura florestal e práticas de produção agropecuária sustentável, trazendo benefícios de sequestro de carbono, corredores para biodiversidade, etc); 2) Assistência aos produtores rurais para adoção de técnicas mais sustentáveis e ainda assim sem comprometimento econômico; 3) Melhor qualidade da água, oque impacta além da saúde humana, a saúde de animais que vivem nesses ecossistemas; 4) garante maior resiliência aos sistemas de abastecimento de água, reduzindo problemas associados à escassez; 5) auxilia prefeituras na implementação de PSA que ainda possuem muitas dificuldades em se tornarem concretos; 6) redução de custos e produtos no tratamento de água, o que reduz a pegada do tratamento de água consideravelmente e permite que a prefeitura possa alocar investimento públicos em outras atividades que tragam o bem-estar social; 7) redução dos poluentes que chegariam aos oceanos caso os rios estivessem mais poluídos.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Somos todos estudantes de Engenharia Florestal, nossa escolha profissional se pautou em defender o meio ambiente e tentar garantir uma relação mais saudável entre o ser humano e o meio ambiente. Todos somos apaixonados por florestas e buscamos trazer soluções e benefícios a partir delas para a sociedade.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 6: Água limpa e saneamento
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto Mananciais"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Davi Faiani D'Lippi a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario