SIAPESQ - Sistema de Inteligência artificial

A SIAPESQ é uma Startup social que busca otimizar a tomada de decisões em atividades pesqueiras, indicando aos pescadores áreas de maior probabilidade de captura da espécie alvo. Através da aplicação de técnicas de inteligência artificial e da correlação do conhecimento oceanográfico com a captação de dados por satelites, a SIAPESQ estará reduzindo a necessidade de navegação das operações, e reduzindo o gasto com óleo diesel em pelo menos 50%. Vale ressaltar que o diesel corresponde de 30-50% do custo total das operações de pesca, que no Brasil variam de R$400.000 - R$800.000 por operação de frota industrial.Com isso, além do maior lucro gerado pela ampliação da produção, as empresas estarão valorizando seu produto por estarem aliadas com o 13° ODS da ONU, que busca combater a crise climática. Por estarmos aliado com a legislação ambiental e leis de defeso, os usuários também estarão atuando na preservação da vida nos oceanos ao longo da atividade.
Problema que resuelve su propuesta
Atua diretamente na gestão de problemáticas ambientais gravíssimas e que devem ser combatidas com extrema urgência. A crise climática global tem como principal causa a emissão desenfreada de gases, e a nossa Startup vai reduzir em pelo menos 50% as emissões por queima de combustíveis fósseis das frotas indústrias pesqueiras. Além disso, por utilizarmos bancos de dados obtidos com diversas organizações que buscam preservar a vida animal, estaremos mantendo os pescadores longe das grandes populações de baleias, tartarugas, golfinhos dentre outras espécies protegidas. A gestão pesqueira no brasil é ineficiente, e é necessário novas tecnologias que busquem aliar a manutenção da atividade com a preservação da vida. Nós temos a solução para esta problemática, e além de entregar um produto de grande valor aos empreendedores, estaremos ampliando a perspectiva da pesca brasileira, permitindo uma gestão baseada em conhecimento científico. A vida nos oceanos depende de novos rumos para a pesca.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Nossa proposta está diretamente aliada com a preservação da vida nos oceanos. Além de impactar diretamente a atividade da pesca, possibilitando sua manutenção e a geração de novos empregos, nossa Startup estará dando a oportunidade de pesquisadores estarem atuando conjunto ao desenvolvimento e validação da plataforma, aprimorando sua capacitação e desenvolvendo pesquisa remunerada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (instituição à qual estamos pré-incubados). Além disso, estaremos oferecendo aos pescadores oportunidade de captação de dados para auxiliar no processo de validação e manutenção da tecnologia, criando uma nova perspectiva para esta classe trabalhadora e aumentando sua remuneração. Dados ambientais relacionados à pesca são escassos, e uma gestão eficiente só se dará com embasamento científico. Aliar o pesquisador com o pescador ao longo do processo permite um alto potencial da preservação ambiental e de inclusão social.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
É questão de proteger o que me trouxe até aqui. Sou neto de pescadores, tendo nascido em uma pequena comunidade à qual somos muito próximos da lagoa e da natureza. O cuidado e a aproximação que sempre tive com a natureza me fizeram optar por seguir carreira como oceanográfo, onde passei a dedicar minha vida à aprender sobre o meio ambiente e os oceanos. Cada vez mais fica evidente, ao longo dos meus estudos, o quão estamos impactando nosso planeta assim como a vida nele presente: A situação é critica! Ao criar a SIAPESQ, eu criei uma nova perspectiva de vida, onde além de lutar pela preservação ambiental eu posso estar criando uma ferramenta de gestão que vai permitir com que a pesca sustentável exista no Brasil.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "SIAPESQ - Sistema de Inteligência artificial"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Talles Lisboa a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Esse projeto tem meu apoio, agregando valor para os setores pesqueiros e de tomada de decisões, por meio da utilização de tecnologia voltada a Oceanografia. Ainda contribui enquanto proposta, com a sustentabilidade do nosso planeta (ODS 13-ONU), por meio da redução de gases do efeito estufa e a consciência climática. Paramais, a Startup atua com a obtenção de dados, amparando o setor governamental brasileiro no gerencialmente pesqueiro e ambiental.
Responder
Reportar
hace 2 años
Esse projeto tem o meu apoio , pois trás uma proposta inovadora e social, facilitando a vida dos pescadores e ao mesmo tempo ajundo a preservação do meio ambiente com o auxílio tecnológico. Parabéns ao envolvidos e estou ansioso para esse projeto sair do papel e está na mão de cada pequeno pescador , e de empresas que se preocupam com a crise climática!.
Responder
Reportar
hace 2 años