Projeto Fossa Verde

Morro da Babilônia, localizado no Leme, Rio de Janeiro, não possui saneamento básico, fazendo com que o esgoto seja descartado a céu aberto, contaminando o solo, além de causar riscos a saúde humana. Uma alternativa ecológica e de baixo custo para essa população é a fossa verde, onde as plantas realizam a evapotranspiração tratando os efluentes. Na fossa, é dimensionado um buraco que será impermeabilizado para evitar contaminação do solo, uma câmara de pneus onde os efluentes serão depositados e dentro da câmara, ocorrerá a degradação da matéria orgânica através da ação das bactérias anaeróbicas. Em cada parte da fossa existem camadas filtrantres como entulhos, pedra, brita e areia, onde essa água ao chegar na superfície do solo, é absorvido pelas plantas que necessitam de mais água como bananeiras, fazendo com que o esgosto seja tratado, evitando o odor desagradável e melhorando a estética do local. Esse projeto será realizado para 7 casas, mas o intuito é que se expanda para o morro.
Problema que resuelve su propuesta
A falta de saneamento básico é prejudicial não só ao meio ambiente, mas também a saúde humana. As favelas não possuem o tratamento de esgoto adequado e são deixadas de lado nesse quesito pelas autoridades, desta forma, os moradores sem muita conscientização descartam seus esgotos a céu aberto sem nenhum tratamento, contaminando o solo e o lençol freático. Uma forma de evitar a contaminação do solo e oferecer tratamento dos efluentes a baixo custo e de forma ecológica, é a alternativa da fossa verde para águas negras. Esse projeto é de grande importância, porque além de fomentar a educação ambiental nas favelas, soluciona uma grande questão que é deixado de lado pelas autoridades responsáveis.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Ao irmos ao local, percebemos que muitos moradores não possuem conscientização ecológica por falta de acesso. Ao explicarmos o objetivo do Projeto Fossa Verde para a favela, entenderam a importância da conservação do meio ambiente, principalmente no lugar onde estão inseridos. A educação ambiental é a responsável por contribuir com uma nova visão de mundo a partir de novos modos de vida, produção e consumo e o Projeto Fossa Verde traz isso na prática, facilitando mais ainda o trabalho da educação ambiental em comunidades carentes.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
É importante que não vejamos o meio ambiente apenas como fonte de recursos naturais, mas sim que tenhamos consciência que também somos parte do meio ambiente, por isso sua conservação e preservação é necessária e importante, principalmente para as gerações futuras.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 6: Água limpa e saneamento
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto Fossa Verde"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Alexandra Ramiro a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario